terça-feira, 3 de março de 2009

Bichos tomam picolés por causa do calor...







A onda de calor que vem castigando cariocas e fluminenses – ou pelo menos aqueles que não podem se refugiar na praia – deve permanecer até o fim de semana. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registrou nesta terça-feira (3) a maior temperatura do ano em todo o estado do Rio de Janeiro: 39º C, em Campos, no Norte Fluminense. Antes disso, o recorde de temperatura de 2009 estava com o município do Rio, após os termômetros da Praça Mauá, na Zona Portuária da cidade, indicarem 38,5º C na última sexta-feira (27).Esse calor “animal” levou até o Zoológico do Rio a fazer alterações na alimentação dos bichanos. Além de frutas suculentas como abacaxi, laranja e melancia, o cardápio passou a incluir picolés de frutas para espécios como o macaco Aranha e a chimpanzé Cássia.
Segundo o Rio Zoo, o picolé é feito com a própria fruta, água e muito gelo e não leva açúcar. Os veterinários implementam a iguaria na dieta dos bichos apenas em dias muito quentes.
O urso pardo Trina não só tomou um picolé de frutas como aproveitou para se refrescar tomando um banho, mesma escolha da elefanta Coala nesta terça-feira de calor intenso na cidade.
Sem previsão de frente fria
A fêmea Trina tomou picolé de frutas e também se refrescou com um banho (Foto: Divulgação Esther Nazareth/ Rio Zoo)
Segundo o meteorologista Almerino Marinho, a culpa para essa escalada de temperatura no estado é de um sistema de alta pressão, chamado de anticiclone subtropical:“Ele está avançando mais para o continente e inibindo a formação de nuvens, deixando o ar mais seco. Com isso, a temperatura sobe mais”, explica.
Segundo o meteorologista do Inmet, a temperatura deve permanecer alta até o fim de semana, com previsão de chuvas localizadas a partir desta quarta-feira (4). No sábado, pode haver ainda pancadas de chuva, com trovoadas:
O macaco Aranha toma um picolé de melancia (Foto: Divulgação Esther Nazareth/Rio Zoo)
“Não há previsão de frente fria por enquanto”.
No Rio, a temperatura máxima desta terça foi de 38,2ºC, na Praça Mauá, na Zona Portuária. Já a mínima foi de 21,7ºC em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.
Para esta quarta, a previsão é de tempo claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas, segundo o Inmet. Já a temperatura pode chegar a 37º C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário