quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ibama solta cem jabutis em reserva no Pará...



Cem jabutis foram soltos pelo Ibama nesta terça-feira (28) na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra (PA). Os animais haviam sido apreendidos em operações ambientais ou entregues voluntariamente por seus donos ao órgão ambiental. Grande parte dos animais já era adulta, e alguns chegavam a ter 15 anos de idade.
Dos animais soltos, 60 eram da espécie pata vermelha (Chelonoidis carbonária) e 40 da espécie pata amarela (Chelonoidis enticulata). Antes de serem soltos, os bichos passaram um tempo no zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (Zoofit), onde tiveram que reaprender a viverem soltos na natureza. (Foto: Badaró Ferrari-Ibama/Divulgação)

Segundo o Ibama, muitas pessoas que criam jabutis acabam abandonando os animais. Vários dos bichos soltos em Belterra haviam sido encontrados na beira de estradas. (Foto: badaró Ferrari-Ibama/Divulgação)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cachorro 'tatuado' é atração em feira pet em SP...

O mercado de produtos voltados para animais de estimação está prestes a receber uma enxurrada de novidades. Muitas delas serão apresentadas a partir desta quarta-feira (22) na oitava edição da Pet South America, feira internacional de produtos veterinários que acontece em São Paulo. Entre as novidades curiosas está o lançamento da nova geração de tintura cosmética e temporária. Segundo a Pet Society, fabricante do produto, a tintura é composta por pigmentos orgânicos e pode ser usada para fazer desenhos e "tatuagens" temporárias na pelagem dos cães.
Quando estiver disponível em pet shops, os donos de pets devem ser cautelosos ao resolverem aplicar a tintura nos seus animais. Segundo o veterinário Ronaldo Lucas, professor de medicina veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, a tintura pode provocar alergia nos pets.
“Seguramente, não é um produto indicado para ser usado sempre. Não é para manter o animal tingido”, orienta o veterinário, que é especialista em dermatologia. Mas é uma cachorrinha de borracha que promete sacudir o mercado pet. Batizada de DoggieLoverDoll, a cadela de brinquedo tem um canal vaginal de silicone e um reservatório de fácil higienização. Ela funciona como uma boneca inflável e promete fazer com que os cachorros que não são castrados deixem almofadas em paz.

Alimentos
A feira adianta que, em breve, os donos de cães e gatos terão mais opções de rações nas prateleiras. Os alimentos criados de acordo com a característica de cada raça são as principais novidades no segmento. A ração batizada de Pug 25, da Royal Canin, por exemplo, é especifica para os pugs. Segundo o fabricante, os animais da raça têm dificuldade em apanhar o alimento e uma grande tendência a engolir a ração sem mastigá-la por terem a mandíbula um pouco maior que o maxilar e o focinho quadrado e curto. Por isso, a ração tem formato diferenciado, parecida com um trevo de três folhas. Uma ração direcionada para a raça pode ser vantajosa para a saúde do animal, segundo o veterinário Ronaldo Lucas.Animais da raça west highland white terrier e o buldogue francês também terão lançamentos de rações específicas, que prometem manter o pêlo sempre brilhoso ou o sistema digestivo funcionando adequadamente. Mas é a saúde dos gatos que tem feito os veterinários da indústria alimentícia se desdobrarem para lançar novidades. Tanto que a Mars lançará no Brasil a nova Whiskas com o sistema triplo controle, para prevenir doenças nos rins, e a Royal Canin irá apresentar a Renal Feline Special, entre outros produtos, voltado para a saúde do trato urinário dos felinos.

De acordo com o veterinário Ronaldo Lucas, os donos não devem pensar duas vezes na hora de escolher a ração certa. "Existe ciência por trás dessas rações. Elas mudam o pH da urina dos gatos", esclarece o veterinário.


Bem-estar
Os produtos naturais voltados para o controle da ansiedade, da irritabilidade e da hiperatividade dos cães e dos gatos encabeçam a lista das novidades voltadas para o bem-estar dos animais. Maracujá, camomila, capim-limão e lavanda são algumas das matérias-primas usadas. Um xampu hipoalergênico é um dos lançamentos da Pet Society. Segundo o fabricante, o produto pode ser usado em cães e gatos com pele sensível e até em filhotes. No ramo de cosméticos, outra novidade é uma linha de produtos da Empório Vinhapet com inspiração na vinhoterapia. Mas antes de correrem até a pet shop mais próxima à procura das novidades, os donos de cães e gatos precisam tomar alguns cuidados antes de comprar qualquer lançamento, pois todos os produtos precisam ter registro no Ministério da Agricultura. A veterinária Tatiana Pelucio, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, recomenda ainda procurar o nome e o registro do veterinário responsável. A informação deve constar na embalagem. A feira Pet South América vai até sexta-feira (24), no Transamérica Expo Center, na Zona Sul de São Paulo. O evento é voltado a profissionais do setor veterinário, e a entrada de menores 16 anos não é permitida.

Cachorro cego no Reino Unido tem seu próprio cão-guia...


Um cachorro cego no Reino Unido conta com seu próprio cão-guia. O animal da raça border collie chamado "Clyde" confia em sua parceira e companheira "Bonnie" para orientá-lo, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
Cego, cão chamado 'Clyde' (à esquerda) conta com um guia, a cadela 'Bonnie'. (Foto: Reprodução/Daily Mail)
A cadela "Bonnie" orienta seu colega durante passeios ou mesmo quando ele precisa comer ou beber água. Quando eles estão juntos, "Clyde" parece um cão normal, plenamente capaz. O inseparável casal foi resgatado da rua há três semanas. Agora, um centro de proteção e cuidados de animais está procurando uma nova casa para eles. Segundo Cherie Cootes, de 40 anos, que trabalha no centro de resgate de cães "Meadow Green”, em Londres (Reino Unido), "Clyde" ficaria perdido sem "Bonnie" e, por isso, eles precisam ser adotados juntos. "Ele depende totalmente dela o tempo todo. Quando caminha, ela tende a parar para ter certeza que ele está lá. Ela enxerga por ele", afirmou Cherie, destacando que não existe a menor possibilidade deles serem adotados separadamente.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Girafas à mesa!



Uma família feliz, saboreando croissants e suco de laranja em uma manhã ensolarada em uma propriedade nas cercanias do Monte Kilimanjaro, no Quênia. Até aí tudo na mais perfeita ordem. Eis que a paisagem matinal muda quando a primeira girafa surge no jardim, estica o pescoção e divide o café com a família Carr-Hartley.
Na verdade, a excêntrica família divide a enorme casa no estilo colonial inglês com oito girafas Rothschild, algumas das mais raras do planeta. Tanya e Mikey Carr-Hartley, ambos de 38 anos, passaram a infância convivendo com animais de grande porte, como as girafas, e abraçaram a causa da preservação de espécies ameaçadas. A casa, que é conhecida como o único hotel de girafas do mundo, recebe visitantes de vários países. Todos fascinados com os mamímeros mais altos do planeta.
A líder do rebanho é Lynne, de 13 anos, que é a girafa mais gulosa do grupo."Mas os hóspedes precisam ter em mente que girafas são graciosas, mas também são animais muito poderosos. Então pedimos que eles não se aproximem quando so animais estão passeando no jardim", diz Tanya.

terça-feira, 14 de julho de 2009

'É um pequeno milagre', diz veterinário que tirou garfo de cérebro de cão...




O caso do cão que passou três dias com um garfo alojado no cérebro comoveu a equipe do hospital veterinário Cumberland Valley, em London, Kentucky, nos Estados Unidos. Conforme o jornal "Daily Mail", a enfermeira Michelle Duncum, que estava de plantão quando o chiuaua Smokey chegou, se disse chocada com o que viu. "No começo, achamos que era um garfo pequeno. Quando ele chegou, não acreditamos no que vimos", contou Michelle.
O jornal divulgou nesta terça-feira (14) um raio-X de Smokey, que mostra o objeto alojado no cérebro do animal.
Durante uma festa, o cabo de um garfo de churrasco quebrou e um pedaço do objeto voou direto para a cabeça de Smokey, um filhote de três meses. Ferido, o cão correu para uma área de mato próxima à casa e ficou perdido por três dias até ser resgatado e levado para o hospital.
Na sala de cirurgia, o veterinário Keaton Smith levou cerca de 30 segundos para retirar o garfo. "Quando vimos o raio-X, ficou claro que o garfo não estava na cavidade do crânio ou atrás do olho, mas no cérebro", contou.
Depois da cirurgia, o cão ainda ficou com os movimentos de um olho lentos. "As terminações nervosas em torno do olho ainda parecem lentas, mas eu acho que ele vai se curar com o tempo. Ele é realmente um pequeno milagre", diz o médico.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Casal americano conta com filhote de girafa como animal de estimação...


Um casal em Spokane, no estado de Washington (EUA), conta com um estranho animal de estimação. John e Jane Schreiner decidiram levar para casa um filhote de girafa, segundo reportagem do jornal "Spokesman Review".

John e Jane Schreiner disseram que pagaram uma "alta soma" para ter o animal chamado "Karson", que nasceu em um zoológico perto Roanoke, no estado da Virgínia. Ele deve ficar quatro meses na casa antes de ser levado para a fazenda do casal. Eles disseram acreditar que o município não fará qualquer objeção à presença de "Karson" em sua casa. Na fazenda que mantém com seu irmão Joe, John conta com outros animais exóticos --são três girafas adultas, além de zebras e camelos.