quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cachorro 'tatuado' é atração em feira pet em SP...

O mercado de produtos voltados para animais de estimação está prestes a receber uma enxurrada de novidades. Muitas delas serão apresentadas a partir desta quarta-feira (22) na oitava edição da Pet South America, feira internacional de produtos veterinários que acontece em São Paulo. Entre as novidades curiosas está o lançamento da nova geração de tintura cosmética e temporária. Segundo a Pet Society, fabricante do produto, a tintura é composta por pigmentos orgânicos e pode ser usada para fazer desenhos e "tatuagens" temporárias na pelagem dos cães.
Quando estiver disponível em pet shops, os donos de pets devem ser cautelosos ao resolverem aplicar a tintura nos seus animais. Segundo o veterinário Ronaldo Lucas, professor de medicina veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, a tintura pode provocar alergia nos pets.
“Seguramente, não é um produto indicado para ser usado sempre. Não é para manter o animal tingido”, orienta o veterinário, que é especialista em dermatologia. Mas é uma cachorrinha de borracha que promete sacudir o mercado pet. Batizada de DoggieLoverDoll, a cadela de brinquedo tem um canal vaginal de silicone e um reservatório de fácil higienização. Ela funciona como uma boneca inflável e promete fazer com que os cachorros que não são castrados deixem almofadas em paz.

Alimentos
A feira adianta que, em breve, os donos de cães e gatos terão mais opções de rações nas prateleiras. Os alimentos criados de acordo com a característica de cada raça são as principais novidades no segmento. A ração batizada de Pug 25, da Royal Canin, por exemplo, é especifica para os pugs. Segundo o fabricante, os animais da raça têm dificuldade em apanhar o alimento e uma grande tendência a engolir a ração sem mastigá-la por terem a mandíbula um pouco maior que o maxilar e o focinho quadrado e curto. Por isso, a ração tem formato diferenciado, parecida com um trevo de três folhas. Uma ração direcionada para a raça pode ser vantajosa para a saúde do animal, segundo o veterinário Ronaldo Lucas.Animais da raça west highland white terrier e o buldogue francês também terão lançamentos de rações específicas, que prometem manter o pêlo sempre brilhoso ou o sistema digestivo funcionando adequadamente. Mas é a saúde dos gatos que tem feito os veterinários da indústria alimentícia se desdobrarem para lançar novidades. Tanto que a Mars lançará no Brasil a nova Whiskas com o sistema triplo controle, para prevenir doenças nos rins, e a Royal Canin irá apresentar a Renal Feline Special, entre outros produtos, voltado para a saúde do trato urinário dos felinos.

De acordo com o veterinário Ronaldo Lucas, os donos não devem pensar duas vezes na hora de escolher a ração certa. "Existe ciência por trás dessas rações. Elas mudam o pH da urina dos gatos", esclarece o veterinário.


Bem-estar
Os produtos naturais voltados para o controle da ansiedade, da irritabilidade e da hiperatividade dos cães e dos gatos encabeçam a lista das novidades voltadas para o bem-estar dos animais. Maracujá, camomila, capim-limão e lavanda são algumas das matérias-primas usadas. Um xampu hipoalergênico é um dos lançamentos da Pet Society. Segundo o fabricante, o produto pode ser usado em cães e gatos com pele sensível e até em filhotes. No ramo de cosméticos, outra novidade é uma linha de produtos da Empório Vinhapet com inspiração na vinhoterapia. Mas antes de correrem até a pet shop mais próxima à procura das novidades, os donos de cães e gatos precisam tomar alguns cuidados antes de comprar qualquer lançamento, pois todos os produtos precisam ter registro no Ministério da Agricultura. A veterinária Tatiana Pelucio, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo, recomenda ainda procurar o nome e o registro do veterinário responsável. A informação deve constar na embalagem. A feira Pet South América vai até sexta-feira (24), no Transamérica Expo Center, na Zona Sul de São Paulo. O evento é voltado a profissionais do setor veterinário, e a entrada de menores 16 anos não é permitida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário