sábado, 31 de janeiro de 2009

Lhamas, saguis e salamandras substituem animais de estimação em SP







Lhamas, salamandras, saguis, cobras e iguanas são animais que normalmente vemos apenas no zoológico. Porém, para alguns moradores de São Paulo, essas espécies substituem os “tradicionais” cães e gatos no posto de animais de estimação. Criados em casas e apartamentos, muitos desses bichos diferentes criam vínculos com seus donos – e lhes rendem situações inusitadas. Quem opta por um animal exótico costuma já ter tido bichinhos de estimação mais comuns – algumas vezes, eles até compartilham o mesmo espaço na casa. É o caso do estudante de biologia Carlos Alves Sêbode, de 22 anos. Ele já teve duas cobras e atualmente cria nove salamandras, uma arara e três cachorros em um apartamento no Ipiranga, na Zona Sul da capital.
Até hoje, os animais que causaram mais problemas em casa foram as cobras - uma jiboia e uma cobra do milho americana. Uma delas fugiu do terrário onde ficava e comeu o ratinho de estimação criado por sua noiva – também estudante de biologia e amante de animais. “Minha mãe também não gostava. Algumas vezes a jiboia, que chamava Raul, fugia, e ela ficava doida. Eu levava ela para a casa da minha noiva, que criava aranhas no quarto dela”, explica o estudante. Com as salamandras, a relação é mais distante. O contato não é muito bom para o animal, pois tira a mucosa que reveste seu corpo. Já a arara, ainda filhote, é tratada como criança – recebe papinha na boca. Além de comer o ratinho de estimação de sua noiva, as cobras também causaram outra situação inusitada para Sêbode. “Levei uma delas uma vez ao veterinário, de ônibus, dentro de uma caixa transparente. Perguntei para o motorista se podia entrar, e ele deixou. O pessoal ficou meio assustado, mas até hoje sou conhecido como o ‘homem da cobra’”, contou.

Zoológico do Rio ganha espécie da terceira maior serpente do mundo

O zoológico do Rio tem uma nova cobra: a Píton (Python molurus), a terceira maior serpente do mundo. O animal doado ao parque, natural da Ásia e carnívoro, tem dois anos, dez quilos e dois metros de comprimento. Segundo o zoológico, depois de se enrolar na presa, consegue apertá-la até a morte. A cobra, que vive cerca de 28 anos, só poderá ser vista pelo público quando sair da quarentena e passar por exames.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tigres fazem show em zoo na China...


Tigres siberianos exibem-se para visitantes durante festa de Ano Novo no zoológico de Nanning, na região autônoma chinesa de Guangxi Zhuang, nesta quinta-feira.

Em pleno verão, pinguins continuam a chegar ao litoral de SP...


Apesar de ser verão no Brasil, pinguins vindos da Patagônia continuam chegando ao litoral de São Paulo. A equipe do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha foi na primeira semana de janeiro até a Praia do Puruba, em Ubatuba, a 226 km de São Paulo, para resgatar o primeiro pinguim que apareceu este ano. De setembro até janeiro, 47 pinguins foram encontrados no litoral e levados para o Aquário de Ubatuba. Cerca de 30 já estão prontos para serem transferidos ou soltos no mar (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

Elefante faz 60 anos e ganha bolo na Alemanha...


O elefante Vilja comemora seu 60º aniversário no zoológico de Stuttgart, na Alemanha, nesta sexta-feira (23), com um boblo de vegetais e frutas. Segundo o zoo, ele é o elefante mais velho da Europa. (Foto: AFP)

Macaco impede demolição de templo na Índia...


Um macaco está impedindo que um pequeno santuário em homenagem ao Deus hindu Hanuman seja demolido na Índia.
As autoridades da região de Kolar querem ampliar uma rodovia, o que exigiria que o santuário fosse destruído. Mas o primata se recusa a deixar qualquer funcionário envolvido no projeto de se aproximar do templo.
Assista ao vídeo (se necessário, desabilite o bloqueador de pop-ups)
Macaco 'defende' templo na localidade indiana de Kolar. (Foto: BBC)
Moradores do local afirmam que o animal tentou espantar com gritos um funcionário que se aproximou do templo, mas foi ignorado por ela. Então o macaco teria atacado essa pessoa.
A notícia sobre a resistência do primata correu a região e atraiu centenas de fiéis, que trazem oferendas - acreditando que o primata é uma encarnação do deus Hanuman.
Na Índia, é comum ver macacos próximos a templos, já que fiéis e sacerdotes costumam tratá-los bem e alimentá-los.
O impasse ainda não tem solução à vista.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

...Abelhas ficam 'burras' quando estão doentes, dizem pesquisadores...


Elas são consideradas um exemplar de inseto dos mais inteligentes. Mas, como qualquer ser humano, também têm seus maus dias. Um estudo mostra que as abelhas ficam mais "burras" quando ficam doentes, perdendo a noção de quais flores têm mais néctar.
Capacidade de encontrar as melhores flores é fundamental para sobrevivência da espécie (Foto: Divulgação)
O trabalho feito na Universidade de Leicester, no Reino Unido, mostra, pela primeira vez que a resposta de defesa do organismo das abelhas deixa o seu "raciocínio" mais lento.
Os pesquisadores analisaram dois grupos diferentes de abelhas: um normal e um que recebeu uma substância para ativar o sistema imunológico. Os dois receberam duas opções de objetos que simulavam flores, um azul e um amarelo, mas só um deles tinha água com açúcar. O grupo que estava com o sistema de defesa em ação demorou bem mais para aprender qual era a flor que servia de alimento.

Cães da raça beagle são clonados com nova técnica na Coreia do Sul...


Cadela 'mãe de aluguel' alimenta dois cãezinhos clonados na Coreia do Sul. O nascimento dos beagles 'Magic' e 'Stem', que ocorreu na terça-feira (27), foi anunciado pelo laboratório de biotecnologia RNL Bio, que diz ter desenvolvido uma nova técnica para clonar cachorros. No procedimento, foram usadas células-tronco do tecido adiposo, que - segundo o laboratório - aumentam as chances de sucesso. (Foto: RNL Bio/Reuters)

Estudo mostra que abelhas podem "contar"...

Os cientistas acreditavam que a habilidade de contar era algo exclusivo das espécies vertebradas, mas uma nova pesquisa sugere que insetos também possuem noções númericas rudimentares.
Testes mostraram que abelhas são capazes de reconhecer a diferença entre dois e três pontos. Os pesquisadores acreditam que elas podem ser treinadas a distinguir até quatro pontos.
As abelhas não contam da maneira que os humanos o fazem, mas são aptas a perceber a diferença númerica do que veem, de acordo com a equipe autralianda da ARC - Centro de Excelência em Ciência da Visão.
"Nós nunca esperávamos encontrar tais habilidades em insetos", afirma o Dr. Shaowu Zhang, pesquisador-chefe da ARC.
Segundo ele, os testes realizados mostraram que elas se orientavam pela memória numérica, sem precisarem utilizar recursos como cor e cheiro.

Chinês come cobras vivas enquanto toma cerveja...


O chinês Wen Xide, de 41 anos, que mora na vila de Wangzhuang, tem alegado que, nos últimos dez anos, vem comendo cobras vivas enquanto toma cerveja, segundo a emissora KUTV, afiliada da rede americana CBS.

Xide disse que começou a comer cobras para ganhar uma aposta feita com amigos. "A partir daí, fiquei viciado em comer cobras vivas", destacou ele, segundo o site da emissora Ananova. Wen Xide demonstrou seu hábito a jornalista. Na ocasião, ele comeu duas cobras vivas e tomou mais de uma garrafa de cerveja. "É um pouco malcheiroso, mas elas são muito saborosas", contou.

Para o médico Wang Tianming, o hábito de Xide é perigoso. Na sua opinião, ele pode sofrer infecções.

Após ser engolida, cobra escapa de virar lanche de serpente...


O australiano Tony Barton disse que testemunhou em seu jardim uma cobra renascer de novo após ter sido engolida viva por outra. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", Barton tirou fotos que mostram a sequência em que uma cobra marrom é engolida por outra preta e, posteriormente, o momento em que ela sai."Quando você conta essas histórias, ninguém acredita em você", disse Barton, que mora na pequena cidade de Gundagai (Austrália). "Mas eu tenho as fotos para provar isso", afirmou.
Segundo Barton, demorou quase 15 minutos para a cobra marrom de cerca de 1,7 metro desaparecer no interior da outra. Após engolir a rival, a serpente preta se moveu para um lugar com sombra. Um tempo depois quando decidiu dar uma nova olhada na cobra, Barton disse que tomou um susto ao ver a cobra marrom sair intacta do interior da serpente negra.
"Estava coberta de muco, como se poderia esperar, mas parecia estar completamente intacta. Em seguida, as duas cobras seguiram em direções diferentes", contou ele.

Vereador é preso por envolvimento com tráfico de animais ...


Em Lontra, no norte do estado, quatro pessoas foram presas, nesta quarta, durante uma operação contra o tráfico de animais. Um dos detidos é um vereador. Oitenta e seis aves, que segundo a polícia militar de meio ambiente seriam vendidas em São Paulo, foram apreendidas.
O homem que fugiu durante a operação ainda não foi encontrado pela polícia. Os outros presos foram ouvidos na delegacia de São João da Ponte e liberados depois de assinar um termo circunstancial de ocorrência, onde se comprometeram a comparecer em juízo no dia 2 de março. Se condenados, eles podem pegar de seis meses a um ano de prisão.
initZoom('mudaFonte');

Segundo estudo, vacas que têm nome são mais felizes...


Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, afirmam que as vacas que recebem um nome e são tratadas com “um toque mais pessoal” ficam mais felizes!!! De acordo com o estudo, esta felicidade toda se reflete no aumento da produção de leite! A pesquisa mostra que os fazendeiros que dão nome aos animais obtêm uma produção 46% maior do que os que não batizaram suas vaquinhas. “Dar mais importância a conhecer os animais individualmente e chamá-los pelo nome pode levar a um aumento significativo na produção de leite”, afirma Catherine Douglas, responsável pela equipe de cientistas. “Nós amamos nossas vacas aqui em Eachwick e cada uma delas tem um nome.”, diz um dos fazendeiros da região estudada.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Bode é preso acusado de tentar roubar carro na Nigéria


A polícia nigeriana prendeu um bode após seguranças alegarem que um bandido que estava em fuga havia se transformado no animal depois de tentar roubar um carro Mazda, de acordo com a emissora britânica "Sky News". Segundo o porta-voz da polícia no estado de Kwara, Tunde Mohammed, os vigilantes relataram aos policiais que, enquanto estavam fazendo uma patrulha, eles viram duas pessoas tentando roubar um veículo. De acordo com Mohammed, os seguranças contaram ainda que "perseguiram os criminosos, mas um deles escapou enquanto o outro se transformou em um bode".
Apesar da história surreal, o animal ficou detido na delegacia. "Não podemos confirmar a história, mas o bode está sob nossa custódia", afirmou Mohammed.Em algumas partes da Nigéria, nação mais populosa da África, muitas pessoas acreditam em feitiçaria. Após a prisão do animal, muitos nigerianos têm ido até a delegacia para ver o bode e poder fotografá-lo.

GENTE: Papagaio aprende a usar a privada na Suécia

É comum os papagaios aprenderem a falar, mas um foi além e sabe usar o banheiro na Suécia. O pássaro chamado Emil, de 10 anos, foi ensinado desde os quatro meses de idade a usar a privada corretamente, de acordo com a proprietária Yasmin Mughal.
"Percebemos que cada vez que o tirávamos da gaiola, ele queria fazer cocô. Então, pensamos que o melhor lugar para ele seria o banheiro. Colocamos Emil na privada e dissemos para ele fazer cocô", disse Yasmin.

Sagüi...


O sagüi (português brasileiro) ou sagui (português europeu) (AO 1990: sagui), soim, mico, marmoset (em inglês) ou tamarim (em inglês) são as designações comuns dadas a várias espécies de pequenos macacos pertencentes à família Callitrichidae.
Estes
primatas são representados por várias espécies em território brasileiro. Todos os quais possuem o dedo polegar da mão muito curto e não oponível, as unhas em forma de garras, e dentes molares de fórmula 2/2. São espécies de pequeno porte e de cauda longa.
São os menores
símios do mundo, estão dispersos por toda a América do Sul e vivem geralmente em bandos que se hospedam, como os esquilos em árvores. Travessos e ágeis, movem-se a saltos bruscos, emitindo guinchos e assobios que são ouvidos de longe.

Boi...Vaca...


O gado bovino é composto por bois - termo que, em sentido amplo, dá nome ao animal mamífero, ruminante, artiodáctilo, com par de chifres não ramificados, ocos e permanentes, do gênero Bos em que se incluem as espécies domesticadas pelo homem.

O gado doméstico descende do auroque na Europa e do gauro na Ásia, começou a ser domesticado entre 5.000 e 6.000 anos atrás, servindo como animal de carga ou fornecendo carne, leite e couro. Era pouco comum criar gado para alimentação. O animal era comido apenas se morresse ou não fosse mais útil para carga ou para fornecer leite. Ao contrário da cabra, também servia como animal de carga, mas precisava de pastagens maiores. Hoje em dia, no entanto, os bovinos são largamente utilizados para a produção de proteína cárnea. A cadeia produtiva da carne engloba vários ramos de negócios, que vão desde a fabricação de ração e o ensino de profissionais qualificados (Médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos) até empresas de consultoria em sistemas de comércio exterior.

PUMA...


A suçuarana, (Puma concolor, anteriormente Felis concolor) também chamada de puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e leão-da-montanha, é um mamífero da família felídeos nativo das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon no Canadá ao Andes sulinos da América do Sul. Uma espécie adaptável, o cougar é encontrado em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois do Jaguar (onça pintada), e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e jaguar, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos. Alguns cientistas consideram o puma e guepardo como parentes próximos.
Um hábil predador espreiteiro-emboscador, o cougar possui uma variedade de presas. As fontes alimentares primárias incluem
ungulados como cervos e ovelhas, bem como gado doméstico, cavalos, e ovelhas, em particular na parte do norte da sua espécie, mas também caça espécie tão pequena como insetos e roedores. Prefere habitats com vegetação rasteira densa e áreas rochosas de atacar à espreita, mas ele pode viver em áreas abertas. Pumas são conhecidos por matarem pelo menos um cervo adulto por semana, mais em climas quente; diferente dos ursos, eles não gostam de carne estragada.
O puma é territorial e persiste em
densidades demográficas baixas. Os tamanhos dos território individuais dependem do terreno, vegetação, e abundância de presas. Enquanto é um grande predador, nem sempre é a espécie dominante na sua variedade, como quando ele compete pela rapina com animais como o lobo cinzento. É um animal reclusos e normalmente evita pessoas. Os ataques em seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente na freqüência.
Devido à perseguição depois da colonização européia das Américas, e continuação do desenvolvimento humano do
habitat do puma, as populações estão buscando seu território histórico novamente. Especialmente, o puma foi extinto no leste da América do Norte, exceto uma subpopulação isolada na Flórida; o animal pode estar recolonizando partes do seu antigo território oriental. Com a sua variedade vasta, o puma tem dúzias de nomes e várias referências na mitologia dos povos indígenas das Américas e na cultura contemporânea.

Porquinho da india...


Este curioso roedor e companheiro das crianças é uma ótima opção de animal de estimação. Com um temperamento sociável e de fácil manejo, o Porquinho-da-Índia é um pet que tem sucesso garantido. Em relação a outros roedores, o Porquinho-da-Índia leva vantagem por ser mais lento e portanto mais fácil de ser encontrado e apanhado.Embora aprecie uma sonequinha, o porquinho sempre estará disposto a um passeio ou brincadeira.Ele se adapta bem ao ser humano se acostumado desde pequeno, aceitando bem o cativeiro. Raramente morde, a não ser que se sinta ameaçado. O Porquinho-da-Índia se alimenta com comida de coelho em pelotas (peletizada), feno, ou capim, legumes (exceto o alface, que pode causar diarréia) e frutas frescas. Brócolis e couve-flor são legumes maravilhosos por causa da alta quantidade de vitamina C. Comidas novas devem ser apresentadas aos poucos, uma de cada vez, para se ter certeza que o porquinho não terá uma reação ruim a elas.O macho chega a pesar entre 1 kg e 1,2 kg e a medir 25 cm quando adulto. Já as fêmeas são mais leves, com aproximadamente 20 cm de comprimento e entre 800 e 900 g de peso.O Porquinho-da-Índia vive, em média, quatro anos. Para o primeiro acasalamento, se recomenda que o macho tenha de três a quatro meses e as fêmeas de três a sete meses. Jamais depois de sete meses. O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo a média de 62 dias. A fêmea do Porquinho-da-Índia tem, em média, de dois a três filhotes. O tamanho ao nascer é de 7,62cm. A idade ideal para o desmame é de 3 semanas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Taturana...



Taturana ou tatarana (do tupi Semelhante ao fogo) é o estado larvar (lagarta) das Mariposas (Brasil) ou traças (Europa) do género Lonomia e outras. Estas lagartas têm pilosidades e são potencialmente perigosas. Há algumas espécies com venenos poderosos, como a Lonomia obliqua, denominadas "taturanas assassinas", que podem provocar hemorragia, insuficiência renal e até levar à morte. Nos Estados do sul do Brasil chegaram a ocorrer mais de mil casos de acidentes com lagartas do gênero Lonomia, vários destes resultando em morte. Pesquisas da ESALQ indicam que a proliferação destas deve-se ao fato de vários predadores naturais (contra os quais, curiosamente, os pêlos não são defesa) terem desaparecido com a devastação do ambiente natural. Desta forma, as taturanas, que antes alimentavam-se das folhas da aroeira e do cedro, passaram a alimentar-se das folhas de árvores dos pomares, diminuindo assim a distância do habitat humano e aumentando a incidência de acidentes,A pesquisa da USP descobriu que o principal predador da Lonomia obliqua é uma mosca da família Tachinidae, que deposita cinco ou seis ovos na taturana. Ao nascerem as larvas alimentam-se de seu corpo. Uma vespa da família Ichneumonidae faz o mesmo, embora deposite apenas um ovo. O vírus loobMNPV é nocivo apenas para a Lonomia obliqua, que fica com movimentos lentos e aparência amarelada. Um verme da família Mermitidae também foi identificado como predador, além de um percevejo da família Pentatomidae que consegue sugar os fluidos da lagarta.
Não foi identificado nenhuma ave ou mamífero que agisse como inimigo natural, o que justificaria a existência dos pêlos venenosos.

Persa...



O Persa ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pêlo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arrendondada. A pelagem do Persa é longa em todo o corpo, e muito cheia. De textura fina, lisa e cheia de vida.É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, e não tem entre suas especialidades a velocidade, ou a agilidade.A cabeça é arredondada, com bom espaço entre as orelhas.

Mastim do Tibet



É um cão muito protetor, de companhia e de guarda.
“O Mastim do Tibet é um cão de grande porte, de aparência imponente, solene, mas doce”.
Demora a se desenvolver completamente, atingindo seu completo amadurecimento somente aos 4 anos (fêmeas de 2 a 3 anos).Os machos tem pelagem mais densa e mais abundante, e as cores permitidas são muitas: totalmente preto, preto e marron, várias tonalidades de cinza e também cinza com manchas douradas. O marron tem várias tonalidades. Uma mancha branca no peito é permitido, e pequenas manchas brancas nos pés são aceitáveis.
Os machos devem medir 66 cm na altura da cernelha, no mínimo. Fêmeas, pelo menos, 61 cm.

Pastor de Shetland...

Considerada uma das raças mais inteligentes entre os cães pastores, o Pastor de Shetland é também um maravilhoso companheiro, meigo, afetuoso, de expressão doce e muito ligado ao dono.
De pelagem longa, e subpelo macio, o Pastor de Shetland é uma belíssima raça de trabalho. Com uma linda e abundante pelagem na juba e no antepeito, o "sheltie" tem a aparência de um Collie em miniatura. A cabeça tem formato alongado, tem stop pouco acentuado, mas definido.
A trufa, os lábios e o contorno dos olhos são pretos, e a mordedura, com articulação em tesoura.
Os olhos são amendoados, de inserção oblíqua e cor castanho-escuro, com excessão dos exemplares nas cores azul-merle, que podem ter olhos azuis ou manchados de azul.
Os Pastores de Shetland podem ter pelagem bicolor (preto e branco), tricolor (preto e branco com marcações em castanho), azul-merle e marta.O sheltie é uma raça de pequeno porte, ágil, ativo e sempre alerta. A altura ideal é de 37 cm. para os machos, e 35,5 cm. para as fêmeas.O peso fica entre os 4 kg e os 7 kg.

Shar-Pei...



Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o mar da China Meridional, o Shar-Pei é uma raça inteligente, leal e alerta.
Possui pelagem curta e dura, sem sub-pêlo, e nunca deve ser tosado. Todas as cores sólidas são aceitas para esta raça, exceto o branco.
De porte médio, o Shar-Pei mede de 44 à 51 cm. na altura da cernelha, e é um fantástico companheiro, calmo, independente, e muito afetuoso à família.
As rugas sobre a cabeça e a cernelha são as características mais marcantes da raça.

Shar-Pei...



Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o mar da China Meridional, o Shar-Pei é uma raça inteligente, leal e alerta.
Possui pelagem curta e dura, sem sub-pêlo, e nunca deve ser tosado. Todas as cores sólidas são aceitas para esta raça, exceto o branco.
De porte médio, o Shar-Pei mede de 44 à 51 cm. na altura da cernelha, e é um fantástico companheiro, calmo, independente, e muito afetuoso à família.
As rugas sobre a cabeça e a cernelha são as características mais marcantes da raça.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Chinchila...


Origem Originária da América do Sul, das terras altas dos Andes.Na Natureza, a Chinchila está praticamente extinta.O elevado valor que a sua pele atinge nos mercados internacionais, levou a que este pequeno animal fosse capturado até à exaustão.Restam, portanto, duas vias através das quais se tem mantido a sobrevivência destes animais. Uma, que é a sua criação para produção de pele, a qual não comentamos, mas que tem o mérito de ir mantendo a espécie e evitando, ou pelo menos refreando, a continuação da caça selvagem. Outra, é a criação da espécie para a produção de animais de companhia, que é aquela que mais nos interessa.Como animal de companhia A Chinchila é um bom animal para ter em casa, manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessita de alguns cuidados especiais.O espaço onde a Chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias.Quanto mais simples for a caixa, melhor. Não precisa, nem deve, ter paninhos nem palhas. O fundo pode ter areão semelhante ao dos gatos, ou aparas de madeira pequenas.As Chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28º, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal.Deve haver sempre água limpa em abundância para a Chinchila beber, de preferência em bebedouro com esfera rotativa.Pode deixar a sua Chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigie-a sempre, pois como roedor que é, vai aproveitar para «provar» os fios eléctricos e os móveis.Evite que este passeio se dê na presença de gatos ou cães, que vão tentar atacá-la, quanto mais não seja pela sua curiosidade natural.Como todos os roedores, necessita de um tronco de madeira bem rija e resistente, onde possa afiar os dentes, que pode adquirir numa loja de animais para esse fim.Alimentação A sua alimentação deve passar por alfafa e ração, que poderá encontrar numa loja de animais, já com a introdução de todos os nutrientes necessários.Reprodução A sua reprodução em cativeiro é extremamente fácil, e as Chinchilas gostam de companhia, a opção é sua...Existem várias tonalidades de pêlo, a mais corrente é a cinzenta.Tamanho, peso e esperança de vidaAs Chinchilas podem atingir os 30 cm, pesar 750 g e viver 18 anos

Baleia Franca...


As baleias francas são cetáceos de grande tamanho, podendo atingir, segundo registros históricos, mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos, muito embora participantes da caça à baleia franca no litoral do Estado de Santa Catarina nas décadas de 1950/60 afirmem categoricamente que animais com mais de 18 metros foram capturados nas imediações de Garopaba e Imbituba. O corpo é negro e arredondado, sem aleta dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total, nela destacando-se a grande curvatura da boca, que abriga, pendentes, cerca e 250 pares de cerdas da barbatana, que são ásperas e na sua maior extensão negro-oliváceas. O ventre apresenta manchas brancas irregulares. As fêmeas trazem mamilas na região inguinal e glândulas mamárias que podem ser bastante espessas, até cerca de 10cm.
As fêmeas adultas, segundo registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto que para os machos pesos acima de 45 toneladas não são incomuns. A identificação de sexo nas baleias adultas por padrão comportamental é apenas possível no caso de fêmeas adultas acompanhadas de filhotes em suas áreas de reprodução; em outros casos, somente a observação da morfologia da região anogenital é determinante, as fêmeas possuindo fendas mamárias em ambos os lados da fenda genital e os machos apresentando ausência destas fendas e ânus bastante afastado, distinguível, da fenda genital. A camada de gordura que reveste o corpo das baleias francas é notável, podendo chegar a 40cm de largura em alguns pontos.
O “esguicho” das baleias francas é bastante característico, em forma de “V”, resultante do ar aquecido expelido muito rapidamente quando da respiração e da vaporização de pequena quantidade de água que se acumula na depressão dos dois orifícios respiratórios quando o animal emerge para respirar. A altura do esguicho pode chegar a atingir de 5 a 8 metros, sendo mais visível em dias frios e com pouco vento, e o som causado pela rápida expelida de ar pode ser ouvido muitas vezes a centenas de metros.
A mais marcante característica morfológica da espécie, entretanto, é o conjunto de calosidades ou “verrugas” que apresentam as baleias francas no alto e nas laterais da cabeça. Trata-se de estruturas notáveis formadas por espessamentos naturais da pele, que nascem já com o animal e são relativamente macias em fetos e
filhotes recém-nascidos, mas tornam-se mais rígidas com o crescimento do animal; entretanto, seu tamanho relativo e forma não se alteram ou alteram-se pouquíssimo, permitindo seu uso para identificação visual dos indivíduos. As “verrugas” são geralmente acinzentadas ou branco-amareladas, neste último caso - o mais freqüentemente observado - tendo sua cor aparente influenciada pela cobertura maciça de ciamídeos, crustáceos anfípodos que colonizam as “verrugas” dos filhotes pouco após o nascimento, provenientes da pele da própria mãe, e acompanham a baleia franca por toda sua vida. Destes crustáceos, Cyamus ovalis que é branco vive em grande quantidade sobre as calosidades; C. erraticus, alaranjado, vive na base das calosidades ou em depressões da pele, sendo facilmente observado em grandes massas sobre a pele de baleotes pequenos; e C. gracilis, amarelado, forma grupos menores nas calosidades. O papel desempenhado por estes crustáceos acompanhantes das baleias francas - se de parasitas alimentando-se da pele ou meros comensais - ainda não se encontra perfeitamente estabelecido, muito embora não causem dano aparente às baleias.

As nadadeiras peitorais em formato de trapézio também são típicas das baleias francas.
Até o presente a função exata destas calosidades tão características do gênero Eubalaena são objeto de controvérsia, muito embora se tenha demonstrado que elas são utilizadas em interações agressivas entre machos, que portam não raro marcas na pele correspondentes aos arranhões de calosidades de outros indivíduos. Além de agressão intraespecífica, especula-se que o padrão das calosidades, bem como o das manchas brancas ventrais, possa auxiliar no reconhecimento de indivíduos entre os próprios animais, de onde o seu uso para a pesquisa por foto-identificação seria mera repetição do que as baleias já fazem entre si.

Pug ou Pug-Dog...




O seu próprio nome já indica o seu tamanho. "Pug" ou "Pug-Dog", como foi apelidade na Inglaterra, significa "coisa diminuta", ou "cão diminuto".
É uma raça de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo.
É um cão quadrado e enxuto, de estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida. Sua cabeça é grande, maciça, redonda, sem sulco médio no crânio.
O focinho é curto, obtuso, quadrado, mas caído. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes, e de expressão doce. As orelhas são finas e pequenas.
A cauda é o mais enrolado possível sobre o dorso e a pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. As cores são o preto, amarelo damasco (abricot) e prata.
O peso do Pug fica entre os 6,5 e 8 kg.

Kuvasz...


Este belíssimo cão pastor é o Kuvasz, um cão devotado, leal, determinado e de temperamento bastante equilibrado. Foi usado durante séculos como guarda de rebanhos e como companhia.
“É um excelente cão de trabalho, mantém-se junto do rebanho para proteger os animais, é resistente, capaz de suportar condições climáticas extremas”.
É um cão de grande porte, ativo, ao mesmo tempo forte e de passos leves, o que o torna muito elegante. Os filhotes são brincalhões, mas o cão adulto é mais quieto, late somente se necessário. Está sempre alerta, e é capaz de se mover com muita agilidade, com elasticidade e leveza, sendo capaz de percorrer grandes distâncias sem muito esforço.
Adora a sua família, procura estar sempre por perto, são carinhosos e possuem uma especial predileção pelas crianças. É uma raça muito inteligente, aprende com facilidade, e trabalha melhor para os seus donos. Tolera estranhos, mas é desconfiado e exigente para fazer novos amigos.
“Protege a casa e o seu dono, executa a função de guarda instintivamente, sem adestramento”.
O Tamanho do Kuvasz macho gira em torno dos 75cm. na altura da cernelha. Não é desejável altura inferior à 71 cm., no caso dos machos, e é considerada falta grave altura inferior à 65 cm. As fêmeas medem entre 66 cm. e 70 cm., na altura da cernelha e é considerada falta grave altura inferior à 61cm. O peso máximo para a raça é de 50 kg. (machos) e 42 kg. (fêmeas). Não é recomendável que o Kuvasz ultrapasse os 55 kg.

Bulldog...




O Bulldog é um cão inteligente, e muito doce com a sua família. Gosta de companhia, é afetuoso e brincalhão.
É um cão valente, leal, corajoso, mas não é agressivo, há menos que seja agredido abertamente.
Fortes e resistentes, os Buldogues são excelentes companheiros, calmos e de fácil trato.
Em meados do século XIII eram usados para lutar com touros em rings de luta na Grã Bretanha.
Esses pequenos animais chegavam a lutar até mesmo quando estavam muito feridos, sem desistir da luta. Muito populares, os combates foram proibidos pelo governo somente no fim do século XIX.
Tem uma altura baixa, no entanto é um cão largo. Sua pelagem é curta, fina e densa. As fêmeas são normalmente, menos desenvolvidas que os machos.
O peso varia entre 24 kg. à 25 kg. para os machos e 22 kg. à 23 kg. para as fêmeas.

Bloodhound...



O Bloodhound é um lindo cão de caça, de grande porte e de aparência nobre e inteligente. É pesado, musculoso, tem uma linda cabeça, com stop bem pronunciado, e grandes orelhas. Suas pernas e ombros são musculosos e tem uma boa estrutura óssea. A mordedura deve ser preferencialmente em tesoura.
“O Bloodhound é um cão bastante afetuoso e sensível. É muito calmo, e também bastante apegado ao dono”.
A pelagem do Bloodhound é curta, e a capa não deve ter coloração clara. Tem a pele frouxa na nuca, e em várias partes da cabeça, principalmente sobre a testa e dos lados da cara. A altura média na altura da cernelha nos machos é de 67 cm., e nas fêmeas, cerca de 60 cm.

Akbash...



É um cão pastor, nativo das planícies e montanhas da parte ocidental da Turquia.
“Como um típico cão ovelheiro, o Akbash é ágil, forte e, ao mesmo tempo, muito veloz.”
É um excelente cão de guarda, de grande porte e aparência nobre e imponente. A altura de um exemplar macho, fica, geralmente, entre os 76 e os 86 cm., medidos na altura da cernelha As fêmeas medem, em média, de 71 a 81 cm. O peso máximo para os machos é de 60 kg e para as fêmeas, 50 kg.

Bichon Frisé...



Trata-se de um simpático cão de pequeno porte, que é alegre e festivo, de andadura leve, com focinho médio em tamanho e um belo pêlo longo cacheado.As bordas dos olhos e as pálpebras são escuras, os olhos são de forma arredondada, de olhar muito vivaz.

As orelhas caídas são bem guarnecidas de pêlos longos, cacheados.A cauda levada normalmente no alto, e a pelagem fina, sedosa, com comprimento de 7 a 10 cm.A altura máxima para o Bichón Frisé é de 30 cm.

domingo, 25 de janeiro de 2009

American Shorthair...


O American Shorthair é uma verdadeira raça de trabalho. É conhecida pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além da sua beleza e temperamento quieto.Resistente, tem seu corpo muito bem proporcionado, forte, ágil, balanceado e simétrico.Seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. As fêmeas devem ser menos robustas em todos os aspéctos, e devem ser premiadas igualmente, se as proporções gerais estiverem de acordo.
Os olhos são grandes e amendoados, brilhanes e alerta. A distância entre os olhos deve ser de, pelo menos, o equivalente a um olho. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos.Sua pelagem é curta, e de textura dura. Variações na grossura dos pelos são permitidas de acordo com a região e estação do ano. A pelagem é densa o suficiente para proteção do tempo, frio e cortes superficiais na pele.

Fila Brasileiro...



É uma raça brasileira de trabalho que já conquistou numerosos adeptos em muitos países. O cão de fila, ou o Fila Brasileiro, tem uma origem obscura, como a de tantas outras raças. É possível indentificar no Fila traços de algumas raças trazidas ao Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses, como o Bloodhound, o mastiff e o bulldog inglês, o que nos leva a supor sua descendência. Usado durante muito tempo para a captura de escravos, pelo ótimo olfato, resistência, temperamento impetuoso e implacável, o Fila capturava, e imobilizava a vítima, até a chegada do dono. Hoje em dia o Fila é um excelente guarda e ótimo no trabalho com animais, mantendo sozinho a formação de rebanhos, chamando à ordem qualquer animal discolo. É um cão de grande porte, acostumado à grandes espaços, e ideal para sítios e fazendas. Um típico molosso, o Fila é desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade. Os olhos são de tamanho médio, de forma ligeiramente amendoada, distantes entre si, e de cor escura. As pálpebras caídas não podem ser consideradas defeito, pois são assim por causa da pele flácida, e contribuem para aumentar a aparência "pensativa"do olhar do Fila, característica típica da raça. Sua pelagem é curta, suave, espessa e lisa. A pele é grossa e elástica, flácida sobretudo no pescoço e no tronco.A altura do Fila Brasileiro é de 65 cm. à 75 cm. na altura da cernalha, para os machos e de 60 cm. à 70 cm., para as fêmeas. O peso mínimo para a raça é de 40 kg., para as fêmeas, e de 50 kg., para os machos.

Keeshond...


O filhote é irresistível, parece um pequeno urso de pelúcia, entretanto, eles crescem e é preciso entender algumas características da raça para manter um ótimo relacionamento com o seu Keeshond.“O Keeshond é um cão dócil e brincalhão, gosta de crianças e de outros animais”.
É também, muito sociável e é necessário que faça parte da família e que receba carinho como qualquer outro membro da família, nunca deve ser preso fora de casa.É muito enérgico e precisa de um grande quintal ou caminhadas diárias, principalmente enquanto filhote. O Keeshond sempre procura avisar sobre a aproximação de pessoas estranhas à família.Alguns cuidados com a pelagem são necessários para mantê-lo limpo e bonito. Recomenda-se escovação semanal e banhos, pelo menos, bimestrais.

Chow Chow


Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundido em todo o mundo. O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público. É um cão que também é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração.É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto. Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados. As orelhas, pequenas, são grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.A altura mínima para a raça é de, cerca de, 45 cm., entretanto o a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.

Boiadeiro Bernês


É um grande companheiro. Muito leal, o Bernese é um cão de porte grande, que gosta e precisa de companhia. Muito inteligente, o Bernese é forte e ágil o suficiente para desempenhar o seu trabalho nas regiões montanhosas, de onde a raça se origina.
“Excelente para o trabalho, foi usado por muito tempo como cão pastor, e guarda territorial. Hoje em dia, são usados principalmente para guarda e companhia”.
Possui um temperamento bastante equilibrado, alegre, gentil, nem tímido nem agressivo. Adora a família, e prefere estar sempre por perto.
O Bernese Mountain Dog mede de 64 cm a 70 cm, na altura da cernelha (machos) e de 58 cm até 66 cm (fêmeas). O peso de um cão adulto pode chegar aos 45 Kg.

Akita Inu...



A raça é originária do Japão. Sua função original era a caça e posteriormente chegou a ser usado para rinhas. Hoje o governo proíbe sua utilização em rinhas e procura manter a sua integridade.
Trata-se de um excelente cão de guarda e um ótimo companheiro, de caráter dócil e afetuoso com a sua família. No entanto, é bastante reservado com estranhos e não faz novas amizades com facilidade.
O Akita é um cão muito inteligente, tem um andar enérgico e é bastante imponente.

Possui pêlo duro, nem longo e nem curto. A pelagem exterior é dura e reta, e possui um sub-pêlo macio e abundante. A garupa e a cernelha são revestidas com um pêlo ligeiramente mais longo que o do resto do corpo. As cores são o vermelho fulvo, o sésamo (pêlos vermelhos com pontas pretas), o tigrado e o branco.
O tamanho dos machos é de 67cm, e das fêmeas é de 61cm na altura da cernelha, com tolerância de 3cm para mais, ou para menos, desde que o exemplar tenha uma boa forma geral.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

West Highland White Terrier


O West Highland White Terrier, ou 'Westie', é um pequeno terrier, de boa estrutura, e bem proporcionado. A pelagem ideal é dura e lisa, de coloração branca, como define o nome da raça.
Sempre alerta, o 'Westie' é corajoso e tem personalidade forte. Gosta de crianças e de outros cães e é amigável com estranhos. Pode estranhar um pouco, se irritado, mas não tem aquele temperamento típico de alguns terriers.
Os olhos são castanho-escuros, amendoados, de tamanho médio, olhar inteligente e curioso. O anel ao redor dos olhos é preto, e a pele deve ser, preferecialmente, bem pigmentada. As orelhas são pequenas e perfeitamente eretas, e jamais devem ser cortadas. O focinho é curto, com stop bem definido. O Westie tem, em média, 28 cm., medidos na altura da cernelha. O peso geralmente fica entre os 7,5 kg. e 8,5 kg.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Borboletas...


As borboletas são insectos da ordem Lepidoptera classificados nas super-famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal Rhopalocera.
As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. Distinguem-se das
traças (mariposas) pelas antenas rectilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.
As borboletas são importantes
polinizadores de diversas espécies de plantas.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Yorkshire...


O yorkshire, de padrão reconhecido hoje, é um cão de pequeno porte, cujo peso não deve ultrapassar 3,1 kg[1]. Seu pêlo é comprido, sedoso e perfeitamente reto, sem ondulações. A coloração, ao longo do tronco, é azul-aço (cor entre o preto e o prata) e fulvo (castanho intenso e brilhane) no rosto, patas e peito. A coloração castanha vai clareando da raiz às pontas, já a azul-aço deve ser no mesmo tom em todo seu comprimento, sendo mais escura apenas na extremidade da cauda, jamais mesclados de pêlos fulvos. Seus olhos são redondos, bem acomodados, escuros e brihantes. Suas orelhas devem ser eretas, pequenas, bem inseridas e em forma de V. Eles ainda têm a trufa preta e o fucinho curto.

Pardal...


O pardal é nome genérico dado aos pequenos pássaros da família Passeridae, género Passer e Petronia. Os pardais são aves cosmopolitas e adaptam-se bem a áreas urbanizadas e à convivência com os seres humanos. Alimentam-se à base de sementes durante a maior parte do ano e de insectos na época de reprodução. O pardal-doméstico foi introduzido pelo Homem em todos os continentes e é atualmente a espécie de ave com maior distribuição geográfica.

Scottish... Vemm garoto! Vem...



Scottish Terrier
É uma raça reservada e independente, mas corajoso e extremamente inteligente. É um excelente companheiro, rápido, ativo, e que ficou famoso por causa da embalagem de whisky escocês.
“É um cão amável, leal, corajoso, sempre alerta, mas não agressivo.”
O Scottish Terrier tem as orelhas eretas, olhos de formato amendoado, castanho-escuros, e rabo de tamanho moderado. Tem uma pelagem dupla, bem aderente ao corpo, com sub-pêlo curto, denso e macio, e uma capa exterior mais dura, formando uma proteção impermeável. As cores são preto, brindle ou trigo.
De porte médio, o Scottish Terrier mede de 25,4 à 28 cm. na altura da cernelha, e pesa de 8,4 à 10 kg, de acordo com o padrão oficial internacional da raça.

Voltei...


Oi tudo bem gente, voltei de viagem hoje, estava de ferias, mas agora vou postar varias novidades,
beijos e até mais!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Desculpas...


Desculpem, mas não postamos porque estavamos de ferias, mais daqui alguns dias voltamos,
OBRIGADA!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Alce...



O alce (Alces alces) é um cervídeo, que habita as regiões do Norte da Eurásia e América do Norte. É o maior dos cervídeos, com cerca de 2 metros de altura e 500 kg de peso, e distingue-se dos restantes membros da família através do tipo particular de galhadas. Estas, que podem atingir 1,60 m de amplitude, são exclusivas dos machos, têm uma secção cilíndrica e um formato de taça. É um animal típico das regiões circumpolares. Seus pelos longos, ao contrário do que muitos possam pensar, servem para amenizar a temperatura corpórea no verão. Ele costuma viver por cerca de 80 anos.
Os alces têm pernas longas e o pescoço pequeno, o que os impede de pastar das ervas do chão. Estes animais
ruminantes alimentam-se de rebentos e folhas de árvores e de plantas aquáticas. O seu comportamento é geralmente tímido, mas os machos podem tornar-se violentos durante a época de acasalamento e as fêmeas defendem as crias de qualquer aproximação humana. No entanto, o principal perigo que os alces representam para o homem é na estrada, onde podem provocar graves acidentes, sobretudo na Primavera quando os animais aproveitam o sal lançado no pavimento como compensação nutricional.

Gambá...



Gambá (de guámbá, o ventre aberto, a barriga oca por causa da bolsa onde cria os filhos) é o nome popular de um animal típico das Américas. É um dos maiores marsupiais da família dos didelfídeos, pertencentes ao gênero Didelphis, que habitam do sul do Canadá à Argentina e são onívoros. Na natureza têm como principal predador o gato-do-mato (Leopardus spp.), enquanto nas cidades são freqüentemente atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por terem pouca mobilidade – exceto nas árvores. São ainda confundidos por vezes com o cangambá (Mephitis mephitis), que embora se assemelhe, não é um marsupial, mas sim um mustelídeo.