segunda-feira, 30 de março de 2009

Animais ‘esquecidos’ em enchente ganham pavilhão nos EUA...


Cerca de 200 bichos, entre cães, gatos, cavalos e porcos, foram colocados em um grande pavilhão após terem sido abandonados por seus donos na Dakota do Norte. O estado americano vive um momento de atenção por conta da enchente do Rio Vermelho. Até Fargo, a principal cidade da região, foi atingida.
Par de pequenos cachorros observam movimentação em centro em West Fargo, na Dakota do Norte (Foto: Elaine Thompson/AP)
Como tiveram que sair às pressas, os donos dos bichos buscaram os primeiros hotéis possíveis e muitos deles não aceitam animais domésticos. Assim, o instituto Sociedade Humana utilizou o pavilhão normalmente utilizado para shows de cavalo e gado para receber todos os bichos domésticos que não puderam acompanhar seus donos.

domingo, 22 de março de 2009


As crianças que cantavam “parabéns” para o Macaco Paulinho, na tarde deste sábado (21), nem sonhavam em nascer quando ele chegou ao Zoológico do Rio, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte. O chimpanzé, que chegou aos dois anos no zoo, completou 24 anos. Uma festa foi preparada para comemorar a data, com direito a presentes, bolos, pinturas, máscaras e tudo o que um “macaquinho” que faz a alegria de milhares de pessoas tem direito. Um bolo especial foi preparado como presente para Paulinho: bem gelado, sabor banana. Feito pelos próprios cozinheiros do zoológico.
O bolo em minutos virou farelo (Foto: Patrícia Kappen / G1)
E para as crianças, o tradicional bolo de chocolate que em alguns minutos se transformou em farelo. Além do bolo, o macaco também ganhou uma caixa surpresa com tudo que ele gosta: suco, pipoca, mangas e tomates. E os amigos Pipo e Cássia e a ‘esposa’ Rina também participaram da comemoração.

A dona de casa Ana Maria levou a neta Lara de quase três anos para conhecer o zoológico - e também Paulinho. Quando soube a idade que o macaco estava completando, Lara se espantou: “Já é velhinho...”
Duplo aniversário
A data é duplamente importante para quem gosta de animais. Foi neste sábado também que o Zoológico do Rio completou 64 anos. E quem não se recorda de um dos mais famosos personagens dessa história: O Macaco Tião. O chimpanzé, que morreu em 96, com 34 anos já foi até "candidato" extraoficial às eleições para prefeito do Rio.
André Luiz Barreto levou os filhos Yasmine Regina, de 5 anos, e Josué André, de 13, para a festa. Josué nasceu no ano em que Tião morreu. E possivelmente o Macaco Paulinho seja uma figura tão memorável para a geração dele, quanto Tião foi para gerações um pouco mais velhas que ele. Em abril,o zoológico comemora mais um aniversário, com direito a bolos para Coala – elefanta que completa 45 anos – e para os visitantes.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ursos polares gêmeos se acostumam com a exposição...


A vida dos ursinhos polares gêmeos que na foto aparecem com a mãe, chamada Rara, ficou diferente na última semana. Eles nasceram no dia 9 de dezembro do ano passado, mas só apareceram para o público do zoológico há uma semana. Agora, estão se acostumando com a fama e a rotina de visitantes que passam pelo zoológico de Sapporo, no Japão.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Orangotango usa corda para salvar bebê de área alagada em Bornéu...


O departamento de vida selvagem Sabah, que é ligado ao grupo ambientalista WWF, flagrou uma fêmea de orangotango usando uma corda para salvar seu bebê em uma área alagada na ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático, de acordo com reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
Imagens capturadas mostram uma fêmea de orangotango usando uma corda para salvar seu bebê em uma área alagada na ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático. Após pegar a corda jogada pelos funcionários do grupo ambientalista, o animal desceu da árvore com o bebê nas costas e nadou até a margem. (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Após pegar a corda jogada pelos funcionários do grupo ambientalista, o animal desceu da árvore com o bebê nas costas e nadou até a margem. “Sempre se pensou que os orangotangos odeiam água, mas agora sei que, se eles estão desesperados, especialmente se têm um filhote cuja vida depende deles, eles encaram qualquer tipo de risco", disse um dos membros do grupo. O departamento de vida selvagem Sabah ainda conseguiu entregar alguns alimentos, bananas e outras frutas, antes que a mãe e o bebê desaparecessem na selva.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cadela com coleira vira refeição de cobra na Austrália...

A dona de uma cadela na Austrália afirmou que uma cobra píton comeu seu animal de estimação – Bindi foi engolida com coleira e plaquinha de identificação. A fêmea de três anos e meio, da raça maltês, desapareceu da casa de Patty Buntine, ao norte da Austrália, na semana passada. A dona do animal que pesava 5,6 quilos disse ter ficado preocupada quando Bindi não apareceu para o café da manhã.
Jornal britânico divulgou imagem da píton, depois de ela devorar a cadela. (Foto: Reprodução/The Sun )
“Fui para a lateral da casa, onde encontrei a cobra. Ela não conseguia se mexer e mantinha a cabeça levantada, em uma posição ameaçadora”, afirmou, segundo o “The Sun”. “Sua barriga estava inchada, parecia que tinha um coco muito grande dentro. Eu soube imediatamente que ela havia comido a Bindi”, continuou a mulher.

domingo, 15 de março de 2009

Mais de 100 cães e gatos aguardam novas famílias em feira de adoção em SP...


Cerca de 100 cães e gatos abandonados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Zona Norte de São Paulo, podem ganhar um lar e um nome neste sábado (14). Na ocasião, será realizada uma feira de doação dos animais, a maior parte deles abandonada em ruas e parques da capital paulista.
Quem quiser adotar um bicinho de estimação deve comparecer ao CCZ com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso, é preciso pagar uma taxa de R$ 14,60 para levar um dos animais para casa. No caso dos gatos, é preciso levar uma caixa apropriada para abrigá-lo é transportá-lo. Já os que querem adotar um cão devem estar munidos de coleira e guia. Antes de ganhar um novo companheiro, entretanto, o candidato a ‘dono adotivo’ passa por uma breve entrevista – para garantir, segundo o CCZ, que o animal irá se adaptar a sua nova casa e família. A intenção do centro é fazer com que os cães e gatos sejam adotados por pessoas responsáveis, que possam suprir suas necessidades e não os abandonem novamente. Os animais em exposição já estarão todos vacinados, castrados, com registro geral e microchip implantado.
Serviço:
Feira de adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Endereço: Rua Santa Eulália, 86 - Santana – São Paulo, SP - (próximo ao Campo de Marte) Data: sábado (14) Horário: das 9h às 15h


Remédio contra malária combate infecções virais vindas de animais...

Cientistas descobriram que um antigo medicamento contra a malária é eficaz contra dois vírus fatais que recentemente saltaram de animais para seres humanos. Os vírus nipah e hendra, intimamente relacionados, vivem nos morcegos de frutas – algumas vezes chamados de raposas voadoras – e acredita-se que infectem animais que comem frutas contaminadas com urina ou saliva dos morcegos. O nipah foi descoberto em 1999, quando foi culpado pelas mortes de 106 pessoas na Malásia e em Cingapura, principalmente trabalhadores agrícolas ou de matadouros que foram infectados por porcos. Desde 2001, o nipah matou mais de cem pessoas em Bangladesh e na Índia. As primeiras mortes foram por infecções no cérebro, mas em 2004 ele também tomou uma forma respiratória transmitida de pessoa para pessoa. Cada pequena epidemia tinha uma taxa de mortalidade diferente, mas a maioria estava bem acima dos 50%. O vírus hendra foi descoberto em 1994, na Austrália, onde havia matado dúzias de cavalos e dois de quatro humanos que haviam sido infectados por cavalos. Até recentemente, não existia nenhum tratamento conhecido. Mas, no mês passado, duas equipes de cientistas – uma da escola de medicina da Universidade Cornell, em Nova York, e uma da França – descobriram separadamente que a cloroquina, um remédio contra a malária inventado há 50 anos, evita que ambos os vírus se reproduzam. A cloroquina possui um longo histórico de sucesso e, em testes de laboratório, parece trabalhar em doses ainda mais baixas do que as utilizadas contra a malária. O medicamento ainda não foi testado contra o nipah ou o hendra em humano. Porém, segundo os cientistas, provavelmente isso acontecerá na próxima epidemia.

sábado, 14 de março de 2009

Ibama apreende mais de 18 mil animais no Amazonas em 2008...


A superintendência do Ibama no Amazonas publicou esta semana um balanço de suas atividades segundo o qual, ao todo, foram apreendidos pelo órgão federal 18.087 animais no estado em 2008. Muitos dos animais apreendidos, informa o Ibama, são soltos no próprio local da apreensão, quando as condições permitem. Tartarugas, por exemplo, comumente são apreendidas em embarcações nos rios onde foram capturadas e soltas imediatamente.
Gavião-real que passou pelo centro de triagem do Ibama em Manaus em 2008.Foi registrada a entrada de 464 animais no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus. Eles chegaram por meio de entregas espontâneas, apreensões e resgates realizados pelo Ibama ou instituições parceiras, como a Polícia Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Manaus, o Exército e prefeituras do interior.
Dentre os animais que passaram pelo Cetas em 2008, há espécies ameaçadas de extinção, como, por exemplo, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), a onça-pintada (Panthera onca), a onça-parda (Puma concolor), o peixe-boi (Trichechus inunguis) e o falcão-peregrino (Falco peregrinus).
De aparência exótica, a tartaruga mata-mata também foi parar no centro do Ibama em Manaus.
Ao todo foram aplicados 1.007 autos de infração ligados a irregularidades contra a flora e a fauna no Amazonas no ano passado, incluindo todos os tipos de poluição ou degradação do meio ambiente. São mais de R$ 521,4 milhões em multas. O estado do Amazonas tem 62 municípios e em 49 deles foi registrado algum tipo de sanção administrativa aplicada pelo Ibama. Manaus foi o município com maior número das multas aplicadas, seguido de Lábrea, Tefé, Parintins e Novo Airão. A maior parte das multas aplicadas no ano passado é ligada à utilização ilegal de recursos florestais.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Homem ganha briga com tubarão depois de 2 horas de luta...


O mergulhador norte-americano Craig Clasen matou um tubarão de 3,5 metros, depois de lutar com o animal por cerca de duas horas. Segundo a publicação The Sun, Clasen estava no fundo do mar, na costa do estado norte-americano de Louisiana, caçando atuns. De repente, percebeu que um tubarão se aproximava de um de seus companheiros de mergulho e resolveu agir.
"Senti que o animal estava ali para se alimentar", diz. A possível presa era o cinegrafista que estava no grupo, Ryan McInnis. Com eles, estava o fotógrafo Cameron Kirkconnell, que registrou a briga. Clasen mirou nas guelras (as fendas que ficam na parte debaixo do tubarão) e lançou seu arpão. "Eu coloquei a lança no cérebro do animal o mais rápido que consegui. Fiz isso por seis vezes, mas ele resistiu".
Então, os mergulhadores envolveram uma corda em torno do rabo do tubarão e o trouxeram para fora da água, na tentativa de sufocá-lo com o ar. Mas tiveram ainda que enfiar uma faca na cabeça dele. "Eu tenho muito respeito por tubarões, e essa briga não é algo de que me orgulho, mas temos que nos proteger", afirma Clasen. "Pessoalmente, nunca havia caçado algo que não iria comer. Então, pegamos o rabo e a cabeça do bicho, cortamos um pedaço generoso e comemos", completa.

sábado, 7 de março de 2009

Conheça as quatro espécies de formiga que infestam São Paulo...


Pesquisa do Instituto Biológico de São Paulo realizada pela primeira vez em 2007 e retomada neste ano revela que entre 150 casas investigadas no bairro da Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo, 78% são frequentadas por formigas. "Não é uma invasão, mas uma praga que vem aumentando por causa da urbanização e pode ser um risco para a família", diz a pesquisadora científica da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas, Ana Eugência de Carvalho Campos.
A pesquisadora conta que as casas paulistanas são frequentadas por quatro tipos básicos de formigas: a fantasma, a louca, a carpinteira e a lavapés - a mais perigosa. "As espécies permanecem. É interessante que um tipo de formiga desloca outro, mesmo que o proprietário não tenha feito nada", afirma.
Segundo ela, a mais comum em São Paulo é a formiga fantasma, pequena e transparente e que aparece sempre dentro dos açucareiros. "Outra muito comum é a formiga louca, que dá volta em torno do próprio corpo", explica. Ela cita ainda, em terceiro lugar, a carpinteira, que tem tamanho maior, cor amarelada e hábitos noturnos.
"Uma quarta espécie que a gente encontrou, mais fora de casa, é a formiga lava-pés, cuja picada dói muito. Ela pode provocar alergia e já existe registro de casos letais provocados pela picada da lava-pés", disse Maria Eugênia.
Foto: Divulgação
A bióloga Ana Eugênia, pesquisadora científica da unidade de referência em pragas urbanas do Instituto Biológico (Foto: Divulgação)
Os pesquisadores ampliam investigação para saber se outros pontos da cidade têm casas com a mesma concentração de formigas. "Vamos repetir o trabalho nessas mesmas casas e avaliar também um bairro bem diferente da urbanização da Vila Mariana. Queremos saber se as formigas são as mesmas e se o número de casas infestadas é o mesmo", disse. Baseada no número de consultas que chegam ao instituto, Maria Eugênia afirma que todas as cidades brasileiras têm problemas com infestação de formigas. "O número de pessoas que nos procura é imenso. É um problema comum de Norte a Sul do país", afirma a bióloga especialista em formigas. Incômodos Maria Eugênia afirma que algumas espécies infestam alimentos e outras podem invadir equipamentos eletrônicos. Também podem dar picadas capazes de provocar de alergia a choque anafilático. Formigas também podem servir como transporte para bactérias no corpo. Nas casas, elas passam pelo lixo antes de transitar sobre alimentos. Em hospitais, onde as pessoas estão com sistema imunológico mais frágil, o problema é ainda maior, porque os insetos que carregam bactérias resistentes frequentam inclusive centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva.
Os benefícios Formigas são eficientes predadoras de outras pragas, ajudam a aerar e adubar o solo, podar árvores e até cultivar sementes. "Se tirar a formiga do mundo, o mundo acaba", diz a professora.
Truques
Para manter as formigas longe de casa, o proprietário deve manter o ambiente limpo, o que não quer dizer que casa limpa não tenha formiga. Formigas têm excelente olfato e não gostam do cheiro do cravo-da-índia, folha de louro ou de tangerina. Colocar as especiarias no armário ajuda a afastá-las, mas a troca deve ocorrer dentro de duas semanas antes que o cravo perca o cheiro. Para controlar as formigas, é possível usar uma solução de água com detergente de lavar louça. "Você faz uma mistura em partes iguais, uma de água e outra de detergente e coloca em uma seringa. Toda vez que uma formiga entrar em um buraquinho da parede, basta jogar a solução até transbordar. As formigas fazem ninho nessas cavidades. Não pode fazer uma vez só [a aplicação], tem que ser sistemático." Também é possível usar iscas, que levadas para dentro da colônia, provocam a morte coletiva. A pessoa deve observar se a formiga está levando a isca. "A formiga pode, em alguns casos, perceber que há veneno na isca. Aí tem de trocar de marca. As formigas são insetos sociais e se perceberem que algo está fazendo mal para a colônia, param na hora." Sem inseticida As formigas urbanas têm várias rainhas. Quando uma colônia se sente ameaçada, ela divide as rainhas em vários pontos. A formiga que transita pelas casas representa apenas 10% da colônia. Por isso, ao jogar inseticida em uma delas, assusta-se as outras 90% que se dividem em três ou quatro outras colônias.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Polícia Rodoviária prende casal suspeito de transportar ilegalmente 180 pássaros...


A Polícia Rodoviária Federal prendeu na madrugada desta quinta-feira (5) um casal suspeito de transportar ilegalmente 180 pássaros. Os policiais pararam o carro e desconfiaram do desconforto dos ocupantes com a revista. Debaixo do banco traseiro, os agentes encontraram duas gaiolas moldadas perfeitamente no formato do assento.Foram apreendidos 103 melros ou pássaros pretos, 60 canários da terra e 17 bicudos. Um dos suspeitos disse aos policiais que comprou os animais em Goiás e os traria para o Rio para vender em feiras, por valores que variavam de R$ 15 a R$ 50, cada animal.
Prisão de casal
Também na madrugada desta quinta, os policiais rodoviários prenderam um outro casal suspeito de assaltar um ônibus que seguia do Rio para Barra Mansa, no Sul Fluminense. Os dois anunciaram o crime próximo a Volta Redonda e exigiram que o motorista retornasse ao Rio. Ao passar por uma blitz da PRF, o motorista fez sinal para os policiais. Os suspeitos ainda tentaram fugir. Eles estavam com um revólver calibre 32 e quatro munições. Foram apreendidos com o casal seis celulares, cerca de R$ 300 e dois relógios.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Animais do zoo de Bangcoc espantam calor com banhos e gelo


Elefantes são mantidos dentro da água por treinadores.Temperaturas ultrapassam os 30°C na região.

terça-feira, 3 de março de 2009

Bichos tomam picolés por causa do calor...







A onda de calor que vem castigando cariocas e fluminenses – ou pelo menos aqueles que não podem se refugiar na praia – deve permanecer até o fim de semana. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registrou nesta terça-feira (3) a maior temperatura do ano em todo o estado do Rio de Janeiro: 39º C, em Campos, no Norte Fluminense. Antes disso, o recorde de temperatura de 2009 estava com o município do Rio, após os termômetros da Praça Mauá, na Zona Portuária da cidade, indicarem 38,5º C na última sexta-feira (27).Esse calor “animal” levou até o Zoológico do Rio a fazer alterações na alimentação dos bichanos. Além de frutas suculentas como abacaxi, laranja e melancia, o cardápio passou a incluir picolés de frutas para espécios como o macaco Aranha e a chimpanzé Cássia.
Segundo o Rio Zoo, o picolé é feito com a própria fruta, água e muito gelo e não leva açúcar. Os veterinários implementam a iguaria na dieta dos bichos apenas em dias muito quentes.
O urso pardo Trina não só tomou um picolé de frutas como aproveitou para se refrescar tomando um banho, mesma escolha da elefanta Coala nesta terça-feira de calor intenso na cidade.
Sem previsão de frente fria
A fêmea Trina tomou picolé de frutas e também se refrescou com um banho (Foto: Divulgação Esther Nazareth/ Rio Zoo)
Segundo o meteorologista Almerino Marinho, a culpa para essa escalada de temperatura no estado é de um sistema de alta pressão, chamado de anticiclone subtropical:“Ele está avançando mais para o continente e inibindo a formação de nuvens, deixando o ar mais seco. Com isso, a temperatura sobe mais”, explica.
Segundo o meteorologista do Inmet, a temperatura deve permanecer alta até o fim de semana, com previsão de chuvas localizadas a partir desta quarta-feira (4). No sábado, pode haver ainda pancadas de chuva, com trovoadas:
O macaco Aranha toma um picolé de melancia (Foto: Divulgação Esther Nazareth/Rio Zoo)
“Não há previsão de frente fria por enquanto”.
No Rio, a temperatura máxima desta terça foi de 38,2ºC, na Praça Mauá, na Zona Portuária. Já a mínima foi de 21,7ºC em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.
Para esta quarta, a previsão é de tempo claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas, segundo o Inmet. Já a temperatura pode chegar a 37º C.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Elefante 'lamenta' morte de amigo que caiu em fosso na Holanda...


Elefante do zoológico holandês de Emmen observa nesta segunda-feira (2) o fosso em que, no dia anterior, sua colega Annabel caiu e morreu. (Foto: AFP)Segundo os responsáveis pelo zoo, os elefantes geralmente caem no fosso, mas conseguem subir de volta. Mas a elefanta Annabel, de 45 anos, não conseguiu a escalada e acabou morrendo.

domingo, 1 de março de 2009

Maior besouro do mundo faz viagem clandestina da Amazônia para a Suíça...


Ao chegar em Genebra, na Suíça, uma viajante que havia vindo do Brasil teve uma enorme surpresa ao desfazer as malas: um besouro gigante da Amazônia havia se escondido entre suas coisas e viajou com ela para a Europa.